Como lavar vestido de festa em casa:

O primeiro passo é encher o tanque com água e sabão de roupas delicadas. Depois que você já estiver com uma espuma considerável, você deverá colocar somente a barra do vestido na água. Logo quando você imergir a barra, vai sair a sujeira “grossa” e a água vai ficar escura rapidamente. Em seguida, você deverá esgotar a água da primeira lavagem e depois encher o tanque com água e sabão novamente para fazer uma segunda lavagem na barra do vestido. Desta vez, a água ficará mais limpa e você vai conseguir esfregar a barra.(Observação importante: Cuidado ao esfregar! Não coloque muito força e tenha bastante cuidado!). No final do processo você vai perceber que a água estará mais clara do que na primeira lavagem, e a borda do seu vestido estará quase limpa.
Esgote novamente á agua do tanque e encha mais uma vez acompanhada com o sabão. Agora será a hora de inserir todo o vestido na água. Tenha cuidado ao esfregar! As fibras do vestido de festa são finas e delicadas, por isso não é necessário força. (Atenção: Não tenha medo das pedrarias do vestido, elas não vão danificar e continuarão com o brilho natural!) Para o processo de enxague do vestido você deverá trocar a água quantas vezes achar necessário até que a cor da água fique transparente.
Para torcer, basta ir dobrando o vestido. Tenha muito cuidado!
Com a ajuda de um cabide (100% limpo) coloque o vestido para secar. O processo de secagem do vestido vai demorar cerca de 24 horas, por isso
espere até o dia seguinte.
Depois de seco, é hora de passar o vestido. Você vai precisar de umferro à vapor vertical e deverá passar todas as saias e camadas do vestido. PRONTO!

Fonte: Vida de Casada